Publicidade

Mais Lidas

Tabela do Brasileirão 2012

Multidão de egípcios faz protesto pela retirada de militares do poder

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Dezenas de milhares voltaram a ocupar a Praça Tahrir, no centro do Cairo.Dois principais candidatos islâmicos foram desclassificados esta semana.





Dezenas de milhares de egípcios exigiram nesta sexta-feira (20) que seus governantes militares mantenham o compromisso de entregar o poder até o meio do ano, depois de uma disputa sobre quem poderia concorrer na eleição presidencial ter levantado dúvidas sobre o compromisso do Exército com a democracia.
Os dois principais candidatos islâmicos, um deles representando a Irmandade Muçulmana, que era visto como o favorito, estavam entre os desclassificados esta semana da eleição que começa em 23 e 24 de maio, o que provocou críticas dos partidários e dos candidatos.
Khairat al-Shater, ex-candidato da Irmandade, disse que sua desqualificação mostrou que os generais que governam desde que Hosni Mubarak foi deposto no ano passado não tinham intenção séria de desistir. O movimento está agora preparando um candidato substituto.
Multidão se une em orações na Praça Tahrir, no Cairo, durante protesto nesta sexta-feira (20) (Foto: Khaled Desouki/AFP)
Multidão se une em orações na Praça Tahrir, no Cairo (Foto: Khaled Desouki/AFP)
"Estamos todos aqui para proteger a revolução e completar as suas exigências", disse Sayed Gad, de 38 anos, um farmacêutico e membro da Irmandade. Ele se juntou ao protesto que atraiu islamistas e liberais para a Praça Tahrir, no centro do Cairo.
Um conselho de generais assumiu o poder 14 meses atrás, depois de manifestações em massa na Tahrir e outros lugares derrubarem Mubarak, e vem liderando o Egito durante a turbulenta transição, pontuada por atos de violência e protestos frequentes contra a maneira com que eles lidam com a mudança para a democracia.
O Exército diz que vai cumprir o seu calendário para entregar o poder a um novo presidente até 1 de julho e prometeu fiscalizar uma votação justa. Mas alguns comentários de militares sugerindo que o Exército também pode tentar impor uma nova Constituição antes de entregar o poder aumentou as preocupações populares sobre as ambições dos militares.
Diplomatas ocidentais esperam que o calendário para a transferência de poder seja mantido, mas afirmam que o Exército, de onde vieram os presidentes do Egito nas últimas seis décadas, incluindo Mubarak, e que criou interesses comerciais ao longo desse tempo, continuará tendo influência nos bastidores durante anos.
Manifestantes gritavam "Abaixo a ditadura militar" e "O povo quer a execução do marechal", em uma referência ao marechal de campo Mohamed Hussein Tantawi, ministro da Defesa de Mubarak durante duas décadas, que agora lidera o conselho militar governante.
Manifestantes erguem pôster contrário a Amr Moussa, ex-secretário-geral da Liga Árabe (Foto: Mohamed Abd El-Ghany/Reuters)
Manifestantes erguem pôster contrário a Amr Moussa (Foto: Mohamed Abd El-Ghany/Reuters)
Ordem antigaAlguns manifestantes estavam abrigados sob toldos e guarda-sóis para se proteger do sol do meio-dia. Muitos agitavam bandeiras egípcias.
Milhares também se reuniram em Alexandria e em algumas outras cidades. As horas que se seguem às orações semanais nas mesquitas nas sextas-feiras tradicionalmente são aproveitadas para protestos.
Outro candidato, Omar Suleiman, ex-chefe de espionagem de Mubarak e vice-presidente por breve período, também foi eliminado da disputa eleitoral. Sua candidatura havia levantado temores de que o Exército queria reverter os progressos alcançados desde o levante do ano passado, mas ainda há outros na disputa vistos como remanescentes da antiga ordem de Mubarak.
"Não aos que são remanescentes (do antigo governo). Não ao regime militar", dizia uma faixa que trazia imagens do último primeiro-ministro de Mubarak, Ahmed Shafiq, um ex-comandante da força aérea, e de Moussa, um ex-chanceler. Ambos são candidatos fortes, especialmente agora que Shater, da Irmandade, foi desclassificado.
A manifestação desta sexta-feira foi a primeira em meses a reunir islamistas e liberais. Embora amplamente unidos em criticar o Exército, suas exigências não estão totalmente alinhadas.
Os liberais também se preocupam com a força do Islã político, depois que islâmicos - especialmente a Irmandade e o movimento Salafi, que é menor e mais radical - conquistaram vitória ampla em uma votação parlamentar em dezembro.

Fonte principal: Site G1
Leia Mais | comentários

Avião com pelo menos 126 cai no Paquistão e não há sobreviventes

Equipes de resgate e moradores no local da queda do avião nesta sexta-feira (20) no Paquistão (Foto: AFP)
Equipes de resgate e moradores no local (Foto: AFP)
Aeronave da empresa local Bhoja vinha de Karachi.Destroços caíram em área residencial próximo ao aeroporto da capital.

Um avião comercial de passageiros com pelo menos 126 pessoas a bordo caiu perto do aeroporto internacional Benazir Bhutto, em Rawalpindi, próximo a Islamabad, capital do Paquistão, nesta sexta-feira (20), segundo a polícia e as autoridades da aviação civil.
De acordo com a polícia, ninguém sobreviveu à queda, ocorrida quando o avião se preparava para pousar no principal aeroporto da capital.
A aeronave, um Boeing 737, era da empresa local Bhoja Air. O número de pessoas a bordo ainda é contraditório.

O porta-voz da companhia, Jaser Abro, disse que havia 126 passageiros e "até seis tripulantes". O chefe de polícia local citou que haveria 121 passageiros e 9 tripulantes.
O avião vinha da cidade de Karachi, importante centro econômico do Paquistão.






Havia chuva e fortes ventos na hora do acidente, segundo testemunhas.
O capitão da Marinha paquistanesa, Arshad Mahmood, disse que o acidente aconteceu quando o avião se aproximava da pista para pousar.
arte acidente avião paquistao 20/4 (Foto: arte g1)

"O tempo estava muito ruim, com tempestade de granizo. O piloto perdeu o controle e o avião atingiu o chão. Ele foi arremessado por causa do impacto e explodiu, virando uma bola de fogo", disse ele.
No momento do acidente, o cheiro de queimado tomou conta do ar e partes dos corpos ensanguentados foram vistos em uma grande área, disseram testemunhas.Segundo um repórter da AFP, pelo menos duas máscaras de oxigênio do avião estavam no chão.Saifur Rehman, um funcionário das equipes de resgate da polícia, afirmou que o avião caiu na localidade de Hussain Abad, a cerca de três quilômetros da principal estrada de Ismalabad.

"O fogo começou depois do acidente. Os destroços estão pegando fogo, o avião está completamente destruído. Viemos com equipes de bombeiros e holofotes e mais resgatistas estão vindo", afirmou Rehman à TV Geo.

Uma fonte do aeroporto afirmou que o avião estava planejado para pousar no aeroporto de Islamabad às 18h50 locais (10h50 de Brasília), mas perdeu contato com a torre de controle às 18h40 locais e caiu pouco depois, antes de chegar à pista.A Bhoja Air recomeçou suas operações domésticas com um frota de cinco 737s em março, de acordo com reportagens de jornais, quando a empresa aérea planejava lançar voos ligando Karachi, Sukkur, Multan, Lahore e Islamabad.A Bhoja foi criada em 2000 pelas Autoridades de Aviação Civil em meio a dificuldades financeiras, segundo a imprensa local.

152 mortos em 2010
Em julho de 2010, um Airbus A321 da companhia privada local Airblue caiu nas colinas de Margalla, perto de Islamabad, matando as 152 pessoas a bordo. Foi o acidente aéreo mais grave em 18 anos no país.

Fonte principal: Site G1
Leia Mais | comentários

Sudão do Sul deixa área disputada com Sudão, e crise diminui

Impasse deixou os países à beira da guerra. Tensão vinha crescendo desde a emancipação do Sudão do Sul

O Sudão do Sul disse nesta sexta-feira (20) que iria retirar suas tropas da região petrolífera disputada de Heglig, mais de uma semana depois de tê-la tomado do Sudão, deixando os dois países à beira de uma guerra.O Sudão afirmou que já havia "liberado" a área e a televisão estatal mostrou imagens de centenas de pessoas reunidas nas ruas de Cartum gritando, aplaudindo e agitando bandeiras.A tomada do território pelo Sudão do Sul havia levantado a possibilidade de dois Estados soberanos africanos travarem uma guerra abertamente pela primeira vez desde que a Etiópia lutou contra a recém-independente Eritreia, de 1998 a 2000.

As tensões vêm aumentando desde que o Sudão do Sul se separou do Sudão para se tornar um país independente em julho do ano passado, nos termos de um acordo de 2005, levando consigo a maioria das reservas de petróleo conhecidas do país.Os dois países ainda não chegaram a um acordo sobre a posição exata de sua fronteira compartilhada e a disputa já parou quase toda a produção do petróleo que sustenta ambas as economias.

O presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, ordenou a retirada incondicional de suas tropas dentro de três dias, informou o ministro da Informação a jornalistas na capital, Juba.

Fonte principal: Site G1
Leia Mais | comentários

Choque entre ônibus e trailer mata 43 em estrada no México

Acidente ocorreu na madrugada desta sexta (20) em via de Veracruz. Ao menos 20 pessoas ficaram feridas, segundo as autoridades.

Uma colisão entre um trailer e um ônibus registrada nesta sexta-feira (20) em uma estrada do estado de Veracruz, no leste do México, deixou ao menos 43 mortos e 20 feridos, informou o governo local.
O acidente ocorreu na madrugada desta sexta na estrada Álamo Potrero, informou à imprensa a Defesa Civil do governo civil. "O trailer colidiu com um ônibus de passageiros da linha Butrón que viajava de Coatzacoalcos (Veracruz) ao estado de Coahuila (norte)", acrescentou a Defesa Civil em um comunicado.
Unidades da polícia e equipes de socorro ainda se encontram no local realizando as tarefas de resgate dos corpos, concluiu o texto.
Colisão entre ônibus e trailer em estrada do México deixa 43 mortos (Foto: Reuters)
Colisão entre ônibus e trailer em estrada do México deixa 43 mortos (Foto: Reuters)
O governo de Veracruz, um estado sobre a costa do Golfo do México, pediu através do subsecretário de Governo, Tomás Carrillo, a colaboração das forças federais para coordenar os trabalhos de auxílio na estrada.Os feridos foram levados em ambulâncias a hospitais do estado em Tuxpan, região mais próxima ao local do acidente.

Fonte principal: Site G1
Leia Mais | comentários

Excesso de Coca-Cola pode ter causado morte de neozelandesa


Médicos suspeitam que o excesso de Coca-Cola possa ter levado uma mulher à morte na Nova Zelândia. Natasha Harris, que bebia entre oito e dez litros por dia do refrigerante, segundo seu parceiro, morreu em fevereiro, em consequência de um ataque cardíaco.
Segundo a agência de notícias Fairfax, o patologista Dan Mornin afirmou em inquérito que ela provavelmente sofreu de hipocalemia, ou falta de potássio. O problema teria sido causado pela má nutrição e pelo consumo excessivo da Coca, e um dos sintomas é o funcionamento anormal do coração. O médico afirmou ainda que a cafeína incluída no refrigerante pode ter contribuído com a morte.
Chris Hodgkinson, que vivia com Natasha, a descreveu como “viciada em Coca”. Ele afirmou também que a mulher fumava 30 cigarros por dia e vinha tendo problemas de pressão e sentindo falta de energia nos meses que antecederam a morte.

Outros médicos ouvidos pela AP, que não participaram do inquérito, concordaram que o consumo excessivo do refrigerante pode até levar à morte em casos específicos. Eles apontaram, inclusive, que o abuso de qualquer líquido em um clima frio pode afetar o equilíbrio do corpo.

A Coca-Cola Oceania divulgou uma nota afirmando que seus produtos são seguros para consumo. “Concordamos com a informação do médico legista de que a ingestão demasiadamente excessiva de qualquer produto alimentício, inclusive a água, em um curto período de tempo com consumo inadequado de nutrientes essenciais, e a ausência de intervenção médica apropriada quando necessário podem causar sintomas muito graves”.

Fonte principal: Site G1
Leia Mais | comentários

Avião de pequeno porte cai perto de aeroporto em Jundiaí, SP

Avião caiu a 300m da cabeceira da pista (Foto: Reprodução/TV Globo)
Avião caiu a 300m da cabeceira da pista (Foto: Reprodução/TV Globo)
Aeronave caiu quando tentava voltar para a pista, quatro pessoas estariam a bordo.

Um avião de pequeno porte caiu perto do aeroporto Comandante Rolim Adolfo Amaro, em Jundiaí, por volta das 14h30 desta sexta-feira (20). As primeiras informações são de que a aeronave havia acabado de decolar e o piloto tentava voltar para a pista.O avião caiu a cerca de 300m do aeroporto. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, quatro pessoas estariam a bordo. Ainda não há informação sobre mo estado das vítimas.
 




Fonte principal: Site G1
Leia Mais | comentários
 
© Copyright Space News Brasil - Todos os Direitos Reservados | Powered by Blogger.com.
Template Design by Herdiansyah Hamzah