quinta-feira, 15 de março de 2012

Talibãs do Afeganistão suspendem diálogo preliminar com os EUA

Soldados americanos em Cabul, capital do Afeganistão, nesta quinta-feira (15) (Foto: Reuters)
Soldados americanos em Cabul, Afeganistão-Foto: Reuters
Anúncio ocorre após incidentes envolvendo militares americanos. Negociação tem objetivo de encerrar conflito interno no país.
Os rebeldes talibãs anunciaram nesta quinta-feira (15), em um comunicado, a suspensão das negociações preliminares em curso com os Estados Unidos para pôr fim ao conflito no Afeganistão.
"O Emirado Islâmico decidiu suspender todas as conversas com os norte-americanos que aconteciam no Catar a partir de quinta-feira até que os Estados Unidos esclareçam sua posição nos assuntos em questão e até que se mostrem dispostos em levar adiante a suas promessas ao invés de perderem tempo", afirmou o grupo.
Derrubados no final de 2001 por uma coalizão militar liderada por Washington, os talibãs realizaram desde então uma violenta rebelião contra o Cabul e seus aliados da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF) da Otan.
O anúncio acontece num momento de forte indignação popular dos afegãos contra os Estados Unidos por causa do massacre de 16 civis por um sargento norte-americano no domingo passado na província de Kandahar, sul do país, reduto do Talibã.
O responsável pelo massacre, que não foi identificado, foi transferido nesta semana para o Kuweit, onde aguardará a investigação e o julgamento num centro de detenção. Muitos afegãos queriam que ele fosse julgado no próprio Afeganistão, conforme as leis locais.Karzai pediu às forças estrangeiras que abandonem todas as aldeias afegãs por causa da chacina e discutiu o assunto com o secretário de Defesa norte-americano, Leon Panetta, que faz viagem de dois dias ao País.

"Eu dei a ele (Karzai) garantias, antes de mais nada, de que partilho do seu pesar pelo que aconteceu. Voltei a prometer a ele que estamos procedendo com uma investigação completa aqui, e que vamos levar o indivíduo envolvido à Justiça. Ele aceitou isso", disse Panetta a jornalistas.

 Fonte principal: Site G1.com 
Compartilhar no :
 
© Copyright Space News Brasil - Todos os Direitos Reservados | Powered by Blogger.com.
Template Design by Herdiansyah Hamzah