quarta-feira, 7 de março de 2012

Enchentes na Austrália forçam 13 mil pessoas a deixarem suas casas

Quantidades recordes de chuva alagaram três estados na última semana.
Duas pessoas morreram nas enchentes.

As inundações na costa leste da Austrália forçaram mais de 13 mil pessoas a deixar suas casas nesta terça-feira (6) após quantidades recordes de chuva alagarem três estados na última semana, aumentando os níveis dos rios e fazendo com que represas transbordem.
No estado mais atingido, New South Wales, as autoridades mandaram 8 mil pessoas abandonarem seus lares na cidade do interior Wagga Wagga, onde espera-se que a força das águas rompa um dique e alague casas e o principal distrito comercial. Milhares de pessoas em Wagga Wagga mudaram-se para abrigos em escolas locais, enquanto o centro da cidade, que abriga 60 mil pessoas, ficou deserto nesta terça-feira.
Partes do bairro North Wagga estão parcialmente debaixo d'água das enchentes, em Wagga Wagga (Foto: Daniel Munoz/Reuters)                                                       Partes do bairro North Wagga estão parcialmente debaixo d'água das enchentes, em Wagga Wagga (Foto: Daniel Munoz/Reuters)
"Se o dique romper, nós esperamos uma grande inundação e esperamos que aconteça rapidamente", afirmou o comissário assistente do Serviço de Emergências do Estado, Mark Murdoch, a repórteres.
Fortes chuvas por todo o leste da Austrália na última semana também provocaram alertas de enchentes no Estado de Queensland, ao norte, e em Victoria, onde habitantes em pequenas cidades foram alertados a se preparar para deixar suas casas casos as condições piorem. Duas pessoas morreram nas enchentes na última semana.
"É impossível quantificar os danos econômicos até as águas da enchente baixarem", afirmou a primeira-ministra, Julia Gillard, a repórteres em Canberra.
No início de 2011, a Austrália sofreu enchentes desastrosas que mataram em torno de 35 pessoas, alagaram 30 mil casas, eliminaram estradas e pontes e inundaram minas de carvão, prejudicando as exportações e o crescimento econômico.

 

Compartilhar no :
 
© Copyright Space News Brasil - Todos os Direitos Reservados | Powered by Blogger.com.
Template Design by Herdiansyah Hamzah